E eu pedirei ao Pai para vos enviar um outro Defensor que esteja sempre convosco. João 14:16 (BPT)

A minha esposa é de uma pequena cidade do Kansas. Quão pequena? Bem, as instruções para a casa dela incluem o seguinte: “Vire à direita na roda da carroça ao lado da estrada de terra batida”. Ela cresceu numa fazenda a vários quilômetros por essa mesma estrada. Sempre que aparecemos para uma visita, a sua família tenta fazer-me sentir bem-vindo, mas quase que consigo ouvir ao fundo aquela velha canção da Rua Sésamo: “Uma dessas coisas não é como a outra. Uma dessas coisas simplesmente não pertence”.

Num dia de Ação de Graças, os homens da família, vestidos para matar (literalmente) em camuflagem militar, puseram-se a caminho, prontos para ir caçar o que seria a grande refeição. Cerca de meia hora depois, percebi que eu era o único homem adulto na casa. Entrei na cozinha, onde as senhoras estavam fazendo tortas, e perguntei: “sabem para onde os homens foram?” A minha sogra disse, e eu cito: “Todos os homens estão fora”. Uhm … olá? Claramente não estavam todos lá fora. Aparentemente, tinham saído com os seus veículos de quatro rodas para construirem um posto para veados, mas ninguém pensou em me convidar. Agora, eu sei que eles acreditam na minha existência. Eu diria que a maioria deles gosta de mim e talvez até me respeite. Mas eles não sabem ao certo o que fazer comigo.

É assim que muitos cristãos encaram o Espírito Santo. Para eles, Ele é como o primo Eddie da Trindade – aquele com o qual não se tem a certeza em como relacionar-se. Nunca ocorre a alguns de nós que Ele (não “objecto”, a propósito) possa ser o nosso elo vital com o Pai e Jesus. Prometemos a nós mesmos e aos outros que realmente vamos mudar desta vez. Mas a mudança dura apenas alguns dias. Continuamos a nos esforçar para obedecer às ordens de Jesus segundo os nossos próprios esforços, como se de alguma forma fosse possível amar de fato os nossos inimigos, perdoar aqueles que nos magoaram, ou considerar os outros melhores que nós. Por nós mesmos, isso simplesmente não funciona. Quando tentamos seguir Jesus sem estar diariamente cheios do Espírito, nos vemos frustrados pelos fracassos e exaustos pelos nossos esforços.

Eis a má notícia: você não poderá viver a vida para a qual Jesus o chama segundo as suas próprias forças. Mas aqui está a boa notícia: você nunca foi destinado a isso. E aqui está uma notícia ainda melhor: para o cristão, o poder do Espírito Santo de Deus já está disponível dentro de si. Comece a descobrir o poder do Espírito pedindo a Deus que o dê hoje e depois preste atenção às formas como Ele se manifesta na sua vida. Poderá manifestar-se como uma paciência extra com um membro da família, ou uma quantidade incomum de domínio próprio diante de uma tentação, ou talvez experimentará um senso sobrenatural de paz no meio de uma dificuldade esmagadora. Deus lhe deu este dom; certifique-se de abri-lo.

Buscando Hoje

Que circunstâncias da vida estão atualmente lhe sobrecarregando? Que áreas da sua vida você está tentando administrar por conta própria? Que promessas fez novamente e que voltou a não cumprir? (Seja honesto aqui; ponha palavras nas suas fraquezas e escreve-las.) Agora compare a sua lista com o fruto do Espírito descrito em Gálatas 5:22, 23. Identifique onde o poder do Espírito Santo pode lhe dar a vitória, e comece a render-se a Ele diariamente.

Comments are closed.