Digo-vos pois: vivam segundo o Espírito de Deus. – Gálatas 5:16 (BPT)

Quando deu os seus primeiros passos como bebé, todos o elogiaram. Mas isso não foi o seu feito de coroação como bípede, porque continuaste a correr, saltar, saltar, e dançar. Ninguém elogia um rapaz de nove anos de idade por ter atravessado a sala de estar para os braços abertos da sua mãe. Ninguém aplaude enquanto uma mulher de 42 anos navega pela sala de jantar agarrando-se à borda da mesa. Aprender a andar era apenas uma parte normal do crescimento.

Ao longo dos anos, algumas vezes, os seus pés levaram-no a lugares onde não era suposto ir. Dirigiu os seus próprios passos de acordo com os seus objectivos, muitas vezes influenciados pelas pessoas com quem caminhava. Algumas vezes caminhou no escuro e fora difícil ver para onde ia. Por vezes, deparou-se com problemas e, outras vezes, passeou debaixo da luz reluzente do sol e tudo era bom.

Tem estado numa jornada paralela na sua caminhada espiritual. Deu os seus primeiros passos quando foi salvo, mas isso foi apenas o início da sua viagem. Por vezes tropeçou no escuro, perdendo o seu caminho. Outras vezes fez um desvio deliberado e acabou descobrindo que estava sozinho. Mas muitas vezes seguiu de perto as pegadas de Jesus. “Desviou-se de todo o mau caminho” (Sl 119:101); escolheu “apressar-se a cumprir os [Seus] mandamentos” (Sl 119:32). E acabou por descobrir a belíssima verdade que diz “Felizes os que andam no caminho da retidão, que vivem segundo a lei do Senhor” (Sl 119:1).

É isso que significa ser um discípulo. Seguir Jesus resolutamente. E quanto mais os dois andam juntos, cada vez mais agirá como Ele age.

Buscando Hoje

Consegue ver frutos de maturidade na sua vida? Essa é a melhor maneira de saber se passou dos passos de bebé para os passos de maturidade. Se ainda não o fez, memorize esta escritura: “O Espírito, pelo contrário, produz amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, modéstia, autodomínio. … Ora se vivemos por meio do Espírito, devemos deixar-nos guiar por ele.” (Gl. 5:22-23, 25). Escreva esse “fruto” num cartão e coloque-o num local óbvio onde o verá todos os dias.

Comments
  1. joaomabika says:

    Definitivamente andar no espírito é o melhor caminho, pode parecer que não, porque nossa carne deseja contrário ao que nosso espírito quer, entretanto quando nos tendemos ao total controle do espírito, experimentamos um nível de crescimento excepcional.

    • Sim, João, o Deus (na verdade, só Ele é Deus) que servimos tem princípios e, um deles está descrito aqui “andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne” se obedecermos os princípios, Deus será glorificado em nós e através de nós.