Não Sou um Fã: Quando as Respostas da Escola Dominical Não São Suficientes (Dia 11)

Posted: June 14, 2019 in Cristianismo na 1a Pessoa-Protestantismo, Devocional - Não Sou Um Fã
Tags: , , , , ,

“Na verdade, considero tudo como um prejuízo, em comparação com o maravilhoso conhecimento de Jesus Cristo, meu Senhor. … O que eu desejo e conhecer a Cristo.” Filipenses 3:8,10 (BPT)

Certa feita, há vários anos, estava a escutar um ministro amigo meu que descrevia um período na sua vida no qual começara a questionar tudo que sempre soube sobre Deus. Ele tinha passado por uma experiência perturbadora com um dos seus filhos, e o mesmo provou ser muito mais que uma simples pancada rápida na sua jornada espiritual.

A nossa conversa foi mais do tipo monólogo que diálogo. A medida que fui seguindo a progressão do seu pensamento enquanto se expressava, foi ficando cada vez mais honestamente difícil escutar o que dizia. Ele questionava vivamente se realmente tudo quanto Deus faz coopera para o bem. Lutava para crer como um Deus bom poderia permitir que algo tão terrível pudesse acontecer. Imaginava se Deus não era tão rápido para perdoar, ao invés de pensar que talvez Deus fosse um Deus vingador e cheio de ira que estava a punir o seu filho pelos pecados do pai. Pensava que talvez tenha vivido durante aqueles anos todos a base de uma mentira e começava a duvidar sobre a sua própria salvação. Finalmente, resumiu os seus pensamentos, dizendo: “escutei todos esses ensinos durante toda a minha vida; acho que cheguei ao ponto onde todas as repostas da escola bíblica dominical não sejam suficientes.”

Devo ser honesto aqui. Aquele foi um dos momentos em que não podia produzir uma resposta pastoral formidável. Afinal de contas que boa resposta poderia dar-lhe que não parecesse banal ou ensaiada? Que poderia eu dizer-lhe que não tenha já escutado – e talvez pregado – durante anos? Ele havia crescido na igreja e fazia parte da terceira geração de uma família de ministros de Deus. Até esse momento, já havia passado duas décadas ensinando a verdade bíblica a literalmente milhares de pessoas. Mas eu não poderia parar de pensar –  talvez o seu problema era o facto de ter crescido conhecendo as respostas certas, mas nunca ter realmente conhecido Jesus.

O apóstolo Paulo conhecia todas as respostas certas – ele era um Fariseu letrado e professor da Lei; fazia parte da linhagem verdadeira, pregara os melhores sermões, e vivido da maneira certa. Conhecia as pessoas certas e tinha o testemunho certo, mas também tinha a perspectiva certa: Todas aquelas respostas e ações certas provaram ser “uma completa perda, comparado com aquilo que tem muito mais valor, isto é, conhecer completamente Cristo Jesus, o meu Senhor” (Filipenses 3:8 NTLH). E tinha o desejo certo: “Tudo o que eu quero é conhecer a Cristo” (Filipenses 3:10 NTLH).

A propósito, tenho de enfatizar isto, não é que as respostas da Escola Bíblica Dominical não sejam verdadeiras. O facto é que elas tornam-se fracas quando comparadas com o conhecimento daquele que disse, “Eu sou a verdade.”

Seguindo Hoje

Você se identifica com essas dúvidas do ministro de Deus?

Pense em algum momento na sua propria vida em que questionou crenças que achava serem verdadeiras.

Nao será o caso que tenha passado mais tempo aprendendo as respostas certas que conhecer a Jesus?

Ore para que Jesus se revele a si de forma clara a medida que lê a sua palavra.

Comments
  1. Ivone Diavita says:

    Mano Paz do Senhor, Boa meditação,realmente eu tenho aprendido que Deus é soberano e tem questões da nossa vida que não teremos respostas suficientes, pois ninguém pode compreender a mente de Deus,Ele não tem conselheiro,Ele é soberano. Rm 11:33-35, I Corintios 2:16a Grata pela partilha.

    Dios te bendiga.