“Mais ainda, nós sentimos alegria nos nossos sofrimentos, porque o sofrimento produz a perseverance; a perseverance provoca a firmeza de character nas dificuldades e a firmeza produz a esperança.” Romanos 5:3,4 (BPT)

A maioria de nós não enxerga o sofrimento da maneira certa. Devido a falsa ideia de que tão logo alguém se torna cristão, já não haverá dificuldades, tendemos a passar rapidamente para outro assunto tão logo vemos a palavra sofrimento nas Escrituras. Preferíriamos pensar que o sofrimento é para outras pessoas e não para nós.

É um facto que vemos o sofrimento onde quer que vamos. Uma simples volta à sua vizinhança poderá revelar a presença do sofrimento: a partir de uma janela aberta poderá ouvir um casal trocando gritos. Que o vizinho do outro lado da rua acaba de ser notificado sobre uma execução hipotecária. A grande quantidade de ervas no quintal de um casal idoso na esquina revela que o marido já é falecido e que a esposa agora vive numa casa de repouso. O estudante do ensino médio que está constantemente a sua porta não deseja voltar à casa onde sofre abusos.

Mas quando é você que tem o problema conjugal, financeiro, ou de saúde, deseja rapidamente clamar, “Time out! Algo está errado. Faço parte da equipa de Deus, e é suposto que Ele faça com que tudo esteja bem.”  Você corre para um especialista de problemas conjugais, financeiro, ou de saúde mais próximo de si à busca de uma solução rápida. “Querido Deus, o sofrimento é de mais!”

Consultou a sua Bíblia ultimamente? Nela está escrita de forma clara: “No mundo vocês vão sofrer” (João 16:33; NTLH). O foco não é evitar problemas ou o sofrimento, mas crescer e aprender a partir deles. Tal como o apóstolo Paulo entendeu, nós podemos na verdade “alegrar-nos” nos nossos sofrimentos, pois produzem uma grande colheita – perseverança, carácter, e esperança.

Você pertence a equipa de Deus, e ele está agindo da maneira certa. Tenha em mente que esse vale por onde passa é apenas uma sombra, e onde há sombra, há luz. Portanto, continue caminhando. Continue seguindo. Pois Jesus, também, sabe o que significa sofrer. Ele caminha bem ao seu lado.

Seguindo Hoje

Leia o tão familiar e lindo Salmo 23. Contém apenas seis versos, então leia-o tranquilamente, mais de uma vez, talves mesmo em voz alta. A medida que o faz, faça duas listas distintas: numa coluna escreva os verbos que indicam o que você faz (a palavra andar aparecerá, por exemplo). Na segunda coluna, descreva as coisas que Deus faz. Agradeça-o pela sua fidelidade, bondade, conforto e miséricordia.

Comments are closed.