“[Jesus] disse a Simão: “ Leva o barco para a parte mais funda do lago, com os teus companheiros, e lança as redes.” Simão respondeu-lhe: “Mestre, andámos toda a noite à pesca e não apanhámos nada; mas já que tu o dizes, vou lançar as redes.”” Lucas 5:4,5 (BPT)

Não há razões para pensar que a resposta de Simão Pedro para Jesus era irónico. Porém, talvez ache que ele pensava em algo como, ok, tudo bem. Aquele carpinteiro-rabino pensa que pode ensinar um pescador como pescar? Mas perderia Simao alguma coisa caso tentasse o que lhe fora sugerido? Entretanto, enquanto deita um olhar a luz do sol que brilha sobre o Mar da Galileia, ele lança a rede molhada mais uma vez ao mar.

Não sei por onde haviam se escondido aqueles peixes durante toda a noite, mas desta vez precipitaram-se todos a rede tão logo que ela bateu as águas. Simão Pedro nunca tinha tido uma noite tão desperdiçada como aquela, e muito menos uma captura como aquela em plena luz do dia. A sugestão de Jesus não era difícil ou complicada; simplesmente não fazia sentido algum.

Na práctica, era como se fosse perca de tempo pois contrariava a intuição e a grande experiência de Pedro. Jesus não deu uma clara explicação e as suas instruções não eram inovadoras e muito menos criativas. No entanto, Simão Pedro simplesmente obedeceu.

Há momentos que seguir a Jesus é simples, mas isto não quer dizer que seja sempre fácil. Obedecer humildemente ao que Deus nos manda fazer, pode parecer tão fácil como ligar para alguém, oferecer um convite ou caminhar pela rua fora. Talvez carregue consigo um grande desafio como perdoar alguém que o magoou, ou uma viajem missionária para um país desconhecido, ou mesmo confiar nele através dos dízimos. Mas quando recebemos um mandamento de Deus que nos parece ser impracticável ou daqueles que nos tira da zona de conforto talvez, e especialmente quando o é, traz consigo grandes recompensas.

Observe que Deus o permitirá que expresse o seu protesto. Se isso o faz sentir bem, Deus o entende.  Simplesmente tenha em mente que o mesmo que lhe diz onde pescar, é o mesmo que criou os peixes.

Seguindo Hoje

Separe alguns minutos para ler o resto da história em Lucas 5. Em oração, considere algo simples, mas não necessariamente fácil que Jesus está a orientando-o a fazer hoje a medida que o segue. Complete a seguinte frase: “Senhor, já que tu o dizes, eu…”

Comments are closed.