6 De Outubro
Quando… aprouve revelar seu Filho em mim“, Gálatas 1.15,16

Caso Jesus Cristo me vá regenerar qual será o obstáculo principal com que se irá defrontar? Resume-se a isto: eu carrego dentro de mim uma carga hereditária pela qual não sou responsável; não sou santo e é pouco provável que venha a sê-lo sem Cristo; e, se tudo o que Jesus Cristo tem para me dizer ainda é que tenho de ser santo, sua palavra gera em mim o desespero. Mas, se sei que Jesus Cristo é o regenerador de facto, aquele que pode colocar dentro de mim a sua própria herança e disposição de santidade, então, quando ele diz que tenho de ser santo, começo a entender o que ele quer dizer com isso. A redenção significa que Jesus Cristo pode colocar dentro de qualquer pessoa a mesma disposição hereditária que havia nele e ainda está nele e que todos os padrões de conduta que ele estabelece se basearão de futuro nessa mesma disposição: seu ensinamento é dirigido à vida dele que já deve estar em todos nós. A minha parte nessa transacção e transferência moral consistirá, apenas, em concordar em pleno com o veredicto de Deus sobre o pecado, expiando-o através da cruz de Jesus Cristo.

Tudo aquilo que o Novo Testamento ensina sobre regeneração é que, quando alguém sente profundamente a sua necessidade espiritual diante de Deus, Deus infunde o seu próprio Espírito Santo no espírito dela, que passa a ser vitalizado pelo Espírito do Filho de Deus até ao fim, “até Cristo ser formado em vós”, Gal.4:19. O milagre moral da redenção é que Deus pode introduzir em mim uma nova disposição pela qual posso viver numa e através duma vida totalmente nova para mim. Quando descubro o quanto sou necessitado e reconheço as minhas próprias limitações insondáveis, Jesus diz: “Bem-aventurado és tu”. Mas, tenho que chegar lá. Deus não pode colocar em mim, um ser moral responsável, a disposição que estava em Jesus Cristo, a não ser que eu esteja consciente de que preciso mesmo dela.

Tal como a disposição para o pecado entrou na raça humana por causa dum só homem, também o Espírito Santo entrou na raça humana por um outro homem em tudo santo. Redenção significa que posso ser liberto da carga hereditária do pecado e, por causa de Jesus Cristo, poderei vir a receber uma herança imaculada, ou seja, o Espírito Santo de Deus em mim mesmo.

REAVIVAMENTOS

(www.reavivamentos.com)

“…Olhos para o cego e pés para o coxo… pai para o orfão e a causa que desconhecia, investiguei…” Jó 29:15,16

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s